Celesc beneficia cidades atingidas pela enchente de 2008
Começou nos municípios Brusque, Itajaí e Ilhota a segunda etapa da ação Projeto de Eficiência Energética da Celesc, denominado Projeto Calamidade, com a instalação de 2,5 mil sistemas de aquecimento solar (SAS) para água de chuveiro. Lançado para apoiar comunidades de baixa renda em municípios atingidos pela enchente de 2008, a proposta tem objetivo, ainda, de implementar o serviço por meio da substituição de equipamentos ineficientes.
Em Brusque, foram instalados, até o momento, 18 SAS. Por questões de logística, os trabalhos serão concentrados em Itajaí e Ilhota, devendo retornar para Brusque em junho. Em Ilhota, a instalação começou pela comunidade Jardim Arábias, nas casas doadas por produtores de petróleo do Oriente Médio. Em Itajaí, a instalação foi no bairro Murta.
A primeira etapa do projeto, executada em 2010, promoveu a substituição de três mil refrigeradores ineficientes por equipamentos com etiqueta A do Inmetro e selo Procel. Foram investidos naquela etapa R$ 2,6 milhões.
A segunda etapa, com contrato assinado em outubro de 2012, vai viabilizar a instalação desses 2,5 mil sistemas de aquecimentos solares para reduzir o consumo de energia elétrica por chuveiros. Nesta etapa estão sendo investidos R$ 5,9 milhões, sendo previsto o encerramento em setembro próximo.
Créditos: Assessoria de Imprensa / Celesc